RESULTADO DOS SELECIONADOS - 27/04

O Ministério de Ciência e Tecnologia foi o palco do julgamento das iniciativas do Inovapol, Concurso de Inovação em Segurança Pública. O evento aconteceu no formato híbrido e teve grande parte da banca online. A abertura contou com a ilustre participação do primeiro brasileiro a ir ao espaço. Nosso astronauta e também ministro foi o ponto alto do evento: “lanço o desafio à minha equipe a estruturarmos um programa de criação de centros tecnológicos de segurança pública”, estimulou Marcos Pontes. 

 

A mesa foi dirigida pelo Secretário de Inovação Paulo Alvim e pelo professor Antônio Isidro. Também estiveram na coordenação dos trabalhos Thomas Strauss e Bruno Bandeira da MajorTom, empresa organizadora e o perito criminal Fabio Braga, presidente da FPCIAA. Na avaliação das ideias selecionadas participaram 20 especialistas entre eles delegados, peritos, professores da UnB e UFG, analistas da Softex, membros de 2 aceleradoras (Cotidiano e HandsOn), um sócio da Cedro Venture Capital e 2 coordenadores da Fundação de Apoio à Pesquisa no DF – FAP/DF. 

 

As 21 iniciativas inscritas vieram de todo o país e se concentraram em 3 principais macro temas: sistemas, biometria e inteligência artificial. Mas também houveram inscritos em áreas bem específicas como soluções de química forense, simulador híbrido entre outros. Os projetos foram avaliados conforme os 7 requisitos definidos no edital de participação. Foram selecionadas as 10 iniciativas com melhor pontuação global e que atendem aos requisitos necessários para participação efetiva nas próximas etapas – notadamente estarem em fase de desenvolvimento condizente. As iniciativas selecionadas para as próximas fases do INOVAPOL são (por ordem de maior pontuação para a menor):
  1. NANOBIOFORENSE 

  2. VERIFACT 

  3. GOPROOF 

  4. HOLOGUN 

  5. CRIME RADAR 

  6. SAFE PRISONER 

  7. EGOVMULHER 

  8. OCTO KEY 

  9. NFACES 

  10. DELTA 

PRÓXIMA ETAPA 26/05

Após o julgamento, as ideias selecionadas serão testadas por profissionais da Polícia Civil do DF. As que passarem na avaliação técnica estarão aptas a receber subvenções que podem chegar até 1 milhão de reais e poderão participar de living lab na Polícia Civil do DF uma oportunidade única de testagem em ambiente real na segurança pública nacional e com a equipe campeã brasileira de resolução de crimes. O recurso vem de instituições de fomento que apoiam o Inovapol, como Softex e Embrapii e são para aprimoramento das iniciativas em centros tecnológicos de excelência. 

OPORTUNIDADE PARA TODOS OS INCRITOS

Os participantes receberão via email suas fichas individuais de avaliação e àqueles que, independente de terem passado para as próximas fases, despertaram interesse em alguma das instituições participantes do Inovapol serão notificadas destas oportunidades. 
Agradecemos a participação de todos os inscritos neste esforço por um Brasil mais seguro para todos. O concurso conta com a realização da Polícia Civil do DF, da Fundação de Peritos em Criminalística – FPCIAA e do Sindepo-DF.Apoiam a iniciativa as entidades policiais nacionais ADPJ, FenaPRF e APCF, o Ministério de Ciência e Tecnologia – MCTI, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, a FAP/DF – Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, SoftexEmbrapii, UnB, USP e Instituto Quadrix.